Para quem trabalha ou gosta de moda conhecer as tendências e os termos clássicos é sempre uma grande preocupação. Mas a verdade é que sempre é possível acompanhar as tendências do mercado, o que irá te permitir ficar por dentro dos principais estilos, técnicas e tecidos. Esse conhecimento ajuda os estilistas ou modelos mesmo a produzirem/vestirem com maior segurança, inovando e se destacando no mercado. Confira um glossário de estilo, imagem e moda:
Tópicos
Alto-verão
Este é o ápice da estação, quando as coleções de verão ganham destaque e as vendas são intensificadas. É especialmente importante para as confecções que trabalham com as coleções voltadas para moda praia.
ATEMPORAL
Que nunca sai de moda, que o tempo validou. Sabe quando você olha uma foto de um tempo atrás e não consegue entender como teve coragem de usar aquelas roupas? Provavelmente você não estava usando peças atemporais.
Crochê
O crochê tem como sua maior referência uma agulha com gancho na ponta, que se trata de uma técnica artesanal. São vários os tipos de manuseio, em destaque os pontos duplos e triplos. Apesar de o crochê ser mais popular durante o inverno, o crochê também já está ganhando espaço na moda praia, sendo também usado para confeccionar artigos de decoração.
Estonagem
A estonagem é feita com pedras de argila, que possibilita o desgaste de tecido e dá um efeito “desbotado”, como se a roupa já tivesse sido utilizada algumas vezes. Além do visual que se caracteriza por ser muito diferenciado, a estonagem deixa a peça com o toque ainda mais macio e maleável.
Fluorescente
O estilo fluorescente é marcado por tons vivos e luminosos que fizeram um enorme sucesso nos anos 80, porém que nos últimos anos voltaram com muita força e marcando tendência. As peças casuais coloridas no tom neon são muito chamativas, indo até a alta costura.
Hot Pants
O termo caracteriza um modelo de calcinha ou biquíni, que é um short curto e com a cintura alta. É uma tendência que também surgiu no passado, , entre meados de 50 e 70.
Ilhós
É composto por pequenos aros, geralmente feitos em metal, frequentemente utilizado como um enfeite de roupa e outros produtos de moda. Também é um item que aparece em peças de papelaria e decoração.
Kitsch
Kitsch é um conceito que surgiu no mundo da arquitetura, que denomina uma estética exagerada e extravagante. É um estilo que aposta em peças chamativas e em uma mistura de diversos elementos. Também é uma das tendências que vêm ganhando o maior número de fãs nas passarelas.
Lettering
Definido como a arte de desenvolver letras, esse estilo busca transmitir uma mensagem específica. Aparece especialmente em blusas estampadas e em outras peças clássicas do visual urbano.
MIDI
Vem do inglês e significa meio. É o comprimento que começa logo abaixo do joelho e vai até o meio da panturrilha.
Moodboard
Conta com fortes referências visuais e conceituais, que ajuda a construir um novo tipo de estilo de coleção. É bastante utilizado por designers, auxilia desde a etapa de definição de cores, texturas e modelagens de peças. Pode ser visual. Um excelente ferramenta para isso é o Pinterest.
Navy
Inspirada na vestimenta típica dos marinheiros, esta proposta de vestuário representa o estilo náutico e combina tons vermelhos, o azul-marinho e também o branco.
OVERSIZE
Peças de roupa mais folgadas, maiores. Com a modelagem ampla em determinados pontos – cava, tronco, entre pernas.
Patchwork
Esta técnica utiliza retalhos de tecido para a criação de vestimentas desde o zero até a customização de peças que já existem. É uma tendência artesanal e que está fazendo muito sucesso tanto nas passarelas como também em feiras de moda.
Renda
Renda é um tipo de tecido que se destaca na moda íntima. Entre as variações de renda mais procuradas, podemos citar a bordada, francesa, italiana e valenciana.
Tie dye
É um efeito de estamparia atingido através de manchas, um estilo que é marcado pela aparição de todas as cores.