Online e também em São Paulo, Porto Alegre e Madrid

Luisa Borba

ArtigosCORES E COMO ELAS NOS AFETAM
CORES E COMO ELAS NOS AFETAM

E aí, como foi o desafio da semana passada? Esta semana vamos falar mais especificamente sobre cores e como elas nos afetam. Sem luz não há cor. Cor é uma percepção visual, uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais, é como o olho interpreta a emissão de luz de um determinado objeto. Luz é radiação e possui diferentes comprimentos de onda – alou aula de física! – e as cores são geradas pelos diferentes comprimentos de onda. Elas não existem materialmente, não possuem corpo, são uma sensação. Reagimos mais emotivamente do que racionalmente diante das cores. Sobre o observador que recebe a comunicação visual, a cor exerce três ações: a de impressionar a retina, a de provocar uma reação e a de construir uma linguagem própria comunicando uma ideia. As cores têm a capacidade de criar um leque de possibilidades criativas, e nos ajudam muito a passar determinada ideia sobre nossa imagem. Existem as cores quentes estão relacionadas ao calor, ao fogo, são estimulantes, passam a ideia de proximidade. São elas o vermelho, amarelo, laranja. As frias estão relacionadas com o frio com a água, passam a ideia de distanciamento, calma, leveza, são as cores azul e verde. As cores influenciam e determinam nossas escolhas em 3 fatores: sociológico, psicológico e fisiológico.

file 1 CORES E COMO ELAS NOS AFETAM

Vermelho

 

> Associação material: guerra, sangue, sol, mulher, feridas, perigo, fogo, rubi.

 

> Associação afetiva: força, energia, paixão, vulgaridade, coragem, furor, violência, calor, ação, agressividade. Simboliza encontro, aproximação.

Laranja (faz correspondência ao vermelho moderado)

 

> Associação material: pôr do sol, festa, laranja, luz, outono, aurora, raios solares.

 

> Associação afetiva: tentação, prazer, alegria, energia, senso de humor, advertência.

file 2 CORES E COMO ELAS NOS AFETAM
file 3 e1618844880742 CORES E COMO ELAS NOS AFETAM


Amarelo


> Associação material: palha, luz, verão, calor de luz solar, flores grandes.

 

> Associação afetiva: alerta, ciúme, orgulho, egoísmo, euforia, originalidade, iluminação, idealismo.

Verde


> Associação material: frescor, primavera, bosques, águas claras, folhagem, mar, umidade.

 

> Associação afetiva: bem-estar, saúde, paz, juventude, crença, coragem, firmeza, serenidade, natureza. De paz repousante e reservada, favorece o desencadeamento de paixões.

 

file 4 CORES E COMO ELAS NOS AFETAM
file 5 CORES E COMO ELAS NOS AFETAM

Azul


> Associação material: frio, mar, céu, gelo, águas tranquilas, feminilidade.

> Associação afetiva: verdade, afeto, paz, advertência, serenidade, espaço, infinito, fidelidade, sentimento profundo.

BUT mesmo dentro das cores frias existem os tons mais quentes e vice-versa.

A minha cartela de coloração pessoal é o VERÃO SUAVE, meu sub-tom é frio, mas as vezes tenho vontade de me sentir mais energizada usando a cor laranja e, ou coloco um ponto laranja longe do rosto – para não ficar com cara de abatida – bolsa, cinto, sapato ou procuro algo em um tom de laranja mais frio! No mundo das cores tudo é possível e ajustável. 

 

É interessante saber quais são as cores que nos valorizam, qual é a nossa cartela de coloração pessoal, tudo isso é autoconhecimento, nos dá segurança na hora das compras e as chances de comprar peças erradas serão menores.

 

Com o teste de coloração pessoal descobrimos qual a paleta de cores ideal para o nosso tipo de pele, se nosso sub tom é quente, frio ou neutro. Saber a temperatura da pele é importantíssimo para a escolha da maquiagem correta e da cor de cabelo, para quem pinta.

 

Já sei que me empolguei aqui aqui e acabei falando bastante… Então nos vemos semana que vem para falar sobre combinação de cores.

 

Beijo

 

Luisa Borba

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *