Online e também em São Paulo, Porto Alegre e Madrid

Luisa Borba

ArtigosO que faz uma consultora de estilo e imagem
consultora de estilo

O que faz uma consultora de estilo e imagem

Trabalho como consultora de estilo e imagem, profissionalmente, há cerca de uma década. Já atendi mais de 100 clientes por meio de meus serviços, que vão desde um “detox do closet” até o Estilo Pessoal Descomplicado, minha consultoria em grupo que contará com uma nova edição a partir do dia 19 de junho. Mas, afinal, o que faz uma consultora de estilo e imagem?

moda O que faz uma consultora de estilo e imagem

Moda x estilo

Creio que a primeira forma de responder isso é: não se trata apenas de roupas. Afinal, meu trabalho não se resume somente a indicar peças de vestuário e a apontar o que cai bem ou não. O início da minha carreira, inclusive, foi como estilista, criando, desenhando e desenvolvendo coleções.

Porém, a partir de 2011, fiz um “upgrade” e passei a atuar com consultora de estilo e imagem. Quais as diferenças? São muitas! Basicamente, não é sobre quais roupas vestir, mas sobre…

  • Como você quer ser percebida;
  • Quais são as suas intenções ao se vestir;
  • Como colocar seus desejos em prática;

Para deixar mais claras as diferenças, pergunto a você: quantas vezes você vestiu uma roupa que até ficou bem bonita em você, mas não a fez você se sentir bem? Vou mais longe: quantas vezes você COMPROU uma roupa que ficou bem na loja, mas que você acabou não usando por simplesmentese sentir pouco à vontade com ela?

Tenho certeza que foram muitas vezes – até porque isso também já aconteceu comigo! Isso ocorreu e ainda ocorre porque acabamos focando na roupa e não na pessoa que a veste. Então, a peça pode ser bonita e até ficar bem, mas você se sente “deslocada” ao vestí-la, sente que esta pessoa não é você.

O papel da consultora de estilo e imagem é justamente o de trazer a cliente para o centro do processo, que ocorre de dentro (você) para fora (a roupa).

Para diferenciar ainda mais moda de imagem e estilo, basta dizer que a primeira muda com frequência. O que hoje “está” na moda, amanhã pode não estar – e, depois, voltar a ser moda. Imagem e estilo é o que você “É”! E o papel da consultora é ajudá-la a expressar isso por meio do seu vestuário (e não o contrário).

Moda é coletivo, estilo é individual!

armario O que faz uma consultora de estilo e imagem

E quanto às minhas roupas?

É claro que uma consultora de estilo e imagem também intervem no seu armário. Uma das etapas da minha consultoria Estilo Pessoal Descomplicado, entre outros dos meus serviços, consiste num “closet detox”: uma análise do seu vestuário com o objetivo de “limpar” aquilo que não serve para expressar quem você “É”. Muitas vezes, este “desapego” é bastante difícil para determinadas clientes, que não conseguem fazer isso sozinho.

Há também a montagem de uma “lista de estilo”, um refinamento da “lista de compras” com foco na cliente. Dá até medo de ter que abrir a carteira, mas acredite: o processo gera economia no médio prazo, o que também deixará você mais feliz, não concorda?

Enfim, o retorno de contratar uma consulta de estilo e imagem não se resume a um novo jeito de se vestir. Traz sobretudo confiança, autoconhecimento, felicidade e coragem.

Não é disso que precisamos?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *